terça-feira, setembro 23, 2008

A Gata

Depois de quase um dia sem a ração adequada, um sítio para fazer as suas necessidades ou um local apropiado para dormir, a Alice, a Panhonha (cada vez mais o cognome se adequa bem ao bichano), teve ontem a oportunidade de dormir no seu cestinho, comer a sua paparoca (ouvi um Aleluia ao não ver leite e pão), defecar e mictar no local apropriado e, MIAU, MIAU, tomar a sua primeira banhoca. Foi obra. Acrescentar a isto a presença de dois gaiatos que queriam fazer-lhe festas e de um, em particular, que lhe dava biqueiradazitas no cesto e gritava a plenos pulmões: COME, COME, dá-vos uma ideia do dia agitado que a Panhonhinha teve.

Pelo que podemos ver, dormiu toda a noite na cama dela, e de manhã quando me levantei fez sinal que estava com a traça. Quando lhe coloquei a comida, não se fez rogada. Foi um "vê se te avias".
Estado de Saúde:
Em princípio, amanhã vai ao veterinário.
Precisamos de começar a tratar da desbaratização, por um lado, por outro saber mais acerca da gata. Hábitos e afins.
Pelo que li, a ramela que tem é sinal de que algo não estará bem. Portanto, quanto mais rápido, melhor.
Curiosidades:
Dono ideal
Em geral, concede o seu total afeto a um só membro da família, demonstrando até indiferença pelos outros. Separado do dono, seria capaz de morrer, mostrando uma (quase) total dependência dele. Considerando-se seu comportamento hipersensível, deve ser tratado com doçura. Quando adulto, dificilmente tolera a presença de outros gatos jovens, apesar de não faltarem os casos de boa convivência. É importante ressaltar que o Siamês e o Persa são as raças mais procuradas para gatos de companhia.
Tratamentos
Escovação quotidiana da pelagem. É necessária uma escova de dureza média, que possa tirar os resíduos e a poeira, mas sobretudo os chamados "pêlos mortos", bastante numerosos no período da muda. Posteriormente uma escova mais macia para alisar a pelagem e mantê-la espectacular.
(retirado da Wikipedia)

1 comentário:

Rute Carla disse...

Giro, giro é ver o Marcos a gatinhar e a brincar com ela. Os dois de gatas, atrás da mesma lata ou caneta. Giro... até o Marcos se lembrar de lhe agarrar a cauda! Mas ficaram amigos na mesma!