terça-feira, setembro 23, 2008

O problema com este desejo é que parece um truque de mágica. A Ministra da Educação (Já repararam que de há uns tempos para cá só aparecem fotos da Ministra a sorrir, ou a sorrir para crianças ou a sorrir com crianças ao colo? As maravilhas que os jornais fazem pela imagem da Senhora!!!) estala os dedos, ou franze o nariz (como a feiticeira do Casei Com uma Feiticeira) e TARAM, já está. O que a abono da verdade tem acontecido. A arrepio da verdade dos conhecimentos e da exigência que devia ser pedida.
Se querem que os meninos passem no 9º ano, então invistam nos primeiros anos. É assim uma coisa tipo causa-consequência, sabem?! Mas, a crer nos exames deste ano, parece-me que a medida deverá ser continuada. Testes mais fáceis, conhecimentos mais magros, menos exigência mas, voilá, 100% de aprovações.
Felizmente que há uns professores, tipo Astérix, que ainda dedicam algum do seu tempo a puxar pelos alunos. Estes acharão mesmo os exames mais fáceis, mas terão sido trabalhados ao longo do ano. Pergunto se estes professores ainda terão paciência para continuar com esta práctica por muitos mais anos. É que se a pedra não fura, a água deixa de correr.

Sem comentários: