quarta-feira, maio 18, 2005

Educação Sexual

Li a notícia que vinha no Expresso de Sábado e palavra que me vem à mente é uh?!
Este pessoal está doido? Confuso?
O Expresso mostra alguns dos desenhos e exercícios propostos.
Um dos desenhos mostra um menino a tocar no pénis e uma menina, de perna aberta, a tocar na vagina. Ora estes são os desenhos para alunos de primeiro ciclo, da 1ª à 4ª classe e os exercícios propostos para este desenho são os seguintes: O que está o rapaz a tocar ( e a menina)? Já o fizeste? Onde o fazes? Com quem o fazes?
A mim quer-me parecer que estas perguntas estão um pouco desfazadas da realidade, lembram-se quando tinham 6-9 anos? Pensavam em sexo, prazer ou em raparigas? Desta maneira? Eu não! Acho que há o risco de não deixarmos crescer as crianças, haverá um tempo para elas se preocuparem com isso, para elas aprenderem e a menos que isto tenha mudado muito não é entre a primeira e a 4ª classe que isso vai acontecer.

Mas enfim...quem sou eu?
Ps. outra das imagens é a de 3 tipos de casais (um heterossexual e dois do mesmo sexo, um homosexual e outro lésbico) e tenta mostrar às crianças que este tipo de comportamento é normal. Exercícios propostos? Criação de diálogos entre os alunos e os casais. E falar sobre os diversos tipos de família, encontrados na imagem. Chamem-me de homofóbico mas só vejo um tipo de família na imagem, o problema está na demasiada abertura (e não, não é piada obscena) que muitos hoje fazem à definição de família.
Ah! A última pergunta proposta é será que um comportamento é normal ou saudável só porque é maioritário? Eu diria que não! Dos 3 tipos de comportamento identificados no desenho só o minoritário é que é normal!

Sem comentários: