quarta-feira, maio 18, 2005

Santa Ignorância

De vez em quando vejo televisão, muito pouca e quase sempre em zapping. Aquilo que gosto de ver vejo em DVD ou DVIX é mais prático e não tenho de aturar com as momentos de publicidade.
Ontem passei pela Sic Comédia e vi um bocadinho do Jay Leno, e vi um concurso com 3 pessoas que participaram no Jay-Walking.
Em princípio aquilo devia ser um concurso de conhecimento, com perguntas de várias áreas (artes, história, geografia, etc). Vi um pouco e dei por mim a pensar que este pessoal era um poço de ignorância. Lá conseguiram identificar pela fotografia Moscovo (com alguma dificuldade, a primeira hipótese levantada foi DisneyWorld), lá identificaram também através de foto a Ilha da Páscoa (e esta demorou bem mais tempo, uma das participantes disse que aquilo poderia ser um hotel em Las Vegas), e ouvi que o Primeiro-Ministro inglês durante a 2ª Guerra Mundial foi o Hitler. Havia outras perguntas, e outras respostas que nos fazem duvidar da capacidade americana para compreender o mundo que os rodeia.
Se já tinha uma imagem caricatural da sociedade americana em termos de conhecimentos gerais, e eu não acho que tenha muitos( mas por favor!), não é com este tipo de chorrice pública e demonstração pública de ignorância que vou mudar.
Há umas semanas via, também no Jay Leno, entrevistas a Estudantes Universitários sobre literatura e foi igualmente uma miséria. As perguntas eram do tipo quem escreveu o Romeu e Julieta, ou quem era Moby Dick.

Enfim...americanices.

1 comentário:

Sr. Leopoldo disse...

Ainda tinhas dúvidas?