segunda-feira, outubro 18, 2004

análises profissionais

43' Entrada de Diego sobre Petit é passível de cartão amarelo?
46' Seitaridis agarra Karadas dentro da grande-área?
55' Fora-de-jogo assinalado a McCarthy é correcto? 58' A expulsão de Pepe e Nuno Gomes é acertada?
78' Vítor Baía retira a bola para além da linha de golo no lance do remate de Petit?
90'+3 Geovanni foi puxado por Areias à entrada da área?
JORGE COROADO
(bem ) Cartão amarelo bem exibido, do mesmo modo que a decisão técnica de deixar prosseguir o jogo, em benefício da lei da vantagem, foi adequada e reveladora de atenção ao jogo.
(mal) Os dois jogadores vão na disputa da bola e o Seitaridis agarra o braço direito de Karadas, puxa-o e derruba-o. Penálti que fica por assinalar, muito provavelmente porque o ângulo em que se encontravam os atletas não deixou que o árbitro visse a infracção.
(bem) McCarthy já se encontrava adiantado em relação ao penúltimo defensor no momento em que a bola lhe foi endossada. Esteve bem o árbitro assistente.
4 (bem) Nuno Gomes, de forma incompreensível, vai de pé em riste ostensivamente ao peito de Pepe, o que representa conduta violenta e merecedora de cartão vermelho. Como quem não se sente não é filho de boa gente, Pepe entendeu reagir - o que não devia ter feito - e, ao dar um soco em Nuno Gomes, justificou igualmente o cartão vermelho.
(mal) Na sequência do remate efectuado por Petit a bola bate no extremo interior da linha da baliza e desenha uma trajectória ascendente para o interior da baliza. Na circunstância, a defesa do FC Porto estava muito subida no terreno, o árbitro assistente acompanhava o último defensor e humanamente era impossível que acompanhasse a velocidade da bola. Através da televisão vimos que a bola seria merecedora de golo e a sê-lo Ricardo podia exorcizar os seus fantasmas de frangos...
(bem) Não é Areias que faz falta sobre Geovanni, mas este que toca no pé daquele, em todo o caso foi na disputa da bola. O árbitro assinalou pontapé de baliza e fê-lo bem.
SOARES DIAS
(mal) É uma falta normal, como tantas outras, não é falta para cartão amarelo.
(bem) As imagens não esclarecem, mas não fica a ideia de ter existido alguma infracção. A decisão do árbitro foi a mais acertada.
(bem) Sem sombra de dúvidas. Quando a bola lhe é endossada o jogador do FC Porto encontrava-se já em posição de fora-de-jogo.
(bem) Fica a ideia clara que Nuno Gomes atinge Pepe na zona abdominal, o que constitui uma agressão clara. No caso do Pepe, terá respondido, mas não fica uma ideia clara. Fica a dúvida se o Pepe também agrediu.
(bem) É muito complicado analisar, porque a imagem não nos esclarece totalmente. O árbitro assistente talvez não estivesse na melhor posição. Fica-nos a dúvida se a bola terá ultrapassado a linha de golo.
(mal) Falta clara do Areias sobre o Geovanni, agarrando-o e projectando-o no chão.
ROSA SANTOS
(mal) Exagerado. Não vejo grande infracção para o árbitro mostrar o cartão amarelo ao Diego.
(Bem) Não vejo nada que me diga que seja grande penalidade. Se me provarem que foi falta retiro o que disse, mas sinceramente não vejo que haja alguma falta por parte do jogador do FC Porto.
(Bem) Há fora-de-jogo, sem dúvidas. O árbitro assistente esteve bem.
(mal) É uma entrada violenta do Nuno Gomes, foi bem exibido o cartão vermelho, mas não entendo a razão da expulsão do Pepe. O gesto merecia apenas cartão amarelo.
(bem) A única pessoa que podia ver era o árbitro assistente, mas este está muito atrasado em relação à linha de golo. A própria televisão não dá uma ideia precisa pelo que é impossível saber se a bola entrou. A única imagem que fica é a bola a bater na linha.
(mal) Há de facto uma falta fora-de-área, o Areias puxa-o pela camisola.


Se até estes têm dúvidas depois de verem os lances...

1 comentário:

João Narciso disse...

Análises profissionais:
Titulo de A Bola:
"FOI GOLO - Clássico manchado por erros de arbitragem"

Titulo do Record:
"MAIS PORTO NA 1ª PARTE; SÓ BENFICA NA 2ª E UMA ARBITRAGEM DESASTROSA - Não há volta a dar: o resultado do clássico fica ligado à arbitragem. Um "penalty", ainda vá lá. Agora, não ver a bola entrar na baliza, é demais!"