É interessante ver a reação humana e política que emanou da eleição deste novo Papa.
Ateus, agnósticos e afins lamentaram-se pelo eleito. Qual a base desta lamentação? Essencialmente o seu conservadorismo teológico e a sua intransigência face à homossexualidade, aborto, entre outros.
O que me pasma é a opinião geral acerca de tudo isto. Não achando que a doutrina Católica seja ainda 100% pura ou Cristã, acho que nestes pontos ainda o é!
A Bíblia trata o homossexual como um pecador, ainda que tenha desejos e sentimentos deve-os renegar. Não é uma questão de relatividade modernista, já Sodoma e Gomorra foram destruídas por causa da homossexualidade reinante, e outras debochadas, a bem da verdade.
O que os homens ainda não compreenderam é que a fé cristã é bem específica, e choca com sensibilidades e desejos carnais, entre outros. O que para mim prova não a caducidade da mesma, mas a sua veracidade.
Se tivesse sido obra de homens ninguém teria dificuldades em aceitá-la ou adaptá-la. Mas no seu cerne, e falo da Bíblia, usando da exegese vê-se que a homossexualidade, para dar um exemplo, é condenada, não importando o ano ou a cultura. De realçar que há uma diferença em tentar amar o pecador e não ignorá-lo nos seus problemas e dificuldades e odiar o pecado em si.
O que os homens de hoje querem é ditar as regras à Igreja Católica, quiçá porque já estão habituados desde longa data, quiçá uma das razões para alguns atropelos à fé ditados pela Igreja Romana.
A fé cristã é uma fé de paradoxos e contradições, não o poderia deixar de ser. Não é somente um conjunto de argumentos lógicos e bem ordenados entre si (embora os tenha), mas requer sempre uma boa dose de fé (confiança naquilo que não se pode provar, ver). É uma série de pardoxos e contradições entre o que ela diz e nos pede para acreditar e a sociedade em que vivemos. Daí que muitos queiram ditar regras à igreja e muitas vezes o consigam ( a custo da verdade), mas muitas vezes encontrem intransigências. A fé verdadeira (desculpem os relativistas, mas refiro-me aquela baseada no conjunto dos Antigo e Novo testamentos como sendo verdadeira - e desculpem-me os Católicos porque achoq ue já se afastaram dela há algum tempo), o conjunto daquilo em que acreditamos não se deixa atropelar por convites ou diretrizes várias. Uma coisa será respeitar os diferentes credos e quadrantes da nossa sociedade, outra é deixá-los adulterar a Verdade baseados em falsos humanismos.
Separaram o Estado da Igreja deixem a Igreja estar separada das vossas ideias e noções "religiosas".
Benefits [curta]
-
Numa Inglaterra distópica no ano de 2028, um homem tenta receber o seu
subsídio mensal através de um sistema automatizado.
Há 20 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário