domingo, maio 01, 2005

Fim de semana

Pois é...foi um fim de semana atribulado. Andei às voltas com o pc, é estranho poder ir ao blog (com o rato) e não poder colocar lá nada, ou ver quem está on-line no MSN e não poder teclar com eles (não fiquei on-line para não pensarem que era malcriado:p!).
Hoje passei o dia às voltas com material para a aula de amanhã, ou melhor para as aulas, já que são duas. Duas aulas e dois debates, um sobre a pena de morte e outro sobre o aborto. Vamos a ver como é que corre.
Ontem tive a oportunidade de ver um filme que estreia por cá, somente, em Junho. O muito falado, aqui no blog, Sin City. (Abençoados vendedores de praça e feira:p)
Pedi emprestado o filme ao avô da minha mais que tudo, e vi-o ontem, a qualidade não é nada má, embora seja cam.
Ainda estou a decidir a minha opinião sobre a adptação da Bd de Frank Miller ao cinema.
Em primeiro lugar acho que a BD é superior, embora o filme seja cópia da mesma. O que acontece é que no papel a coisa corre melhor. Se bem que me pareça que esta opinião seja decorrente da opção estética do filme, a mim pareceu-me menos cinema e mais teatro quase!
Visualmente o filme é diferente do habitual, é todo em tons cinzentos, preto e branco mas é com os backgrounds que tenho mais problemas. Se a Bd me parecia uma tentativa de mostrar o ambiente mais noir duma forma crua e bruta, o filme acaba por me parecer uma transposilção demasiado directa dos quadradinhos para a tela. A verdade é que a minha opinião foi-se alterando ao longo do filme. Comecei por gostar, estranhei, achei demasiado "comic" para cinema e acabei por adorar e sentir falta daquele ambiente depois de terminado.
A história consiste na amálgama de três arc stories, nada de novo. Quem leu a Bd sabe onde o tiro vai acertar, a lâmina perfurar e tem as cenas mais engraçadas da BD e estapafúrdias em cinema.
Duma forma geral gostei, mas não trocava a Bd por nada. A história está lá, mas acaba por ter outro sentido e força em BD. Para quem não conhece a BD todo o formato do filme vai chocar, e por isso mesmo, das duas uma, ou vai gostar muito ou vai odiar!

Só para terminar, uma hora de salva de palmas para a escolha do elenco. Fenomenal! 5 estrelas!
Todos estão muito bem, e são transposições correctas e determinadas das personagens bidimensionais para personagens de corpo inteiro. Excelente.

Sem comentários: