segunda-feira, outubro 17, 2005

The Historian de Elizabeth Kostova demorou

a criar hábitos de leitura. Tem 650 páginas e por isso impõe respeito. O mais difícil foram, no entanto, as primeiras 100 páginas. É uma questão do leitor se habituar à história, ao estilo e à ambiência. Depois ficamos tão embrenhados na leitura que é difícil colocar o livro de parte.
The historian conta a história de uma família "a contas" com a pesquisa da pessoa de Drácula. Será que Drácula existiu mesmo? Quais as fontes que nos falam da sua existência? Como distinguir entre ficção e realidade? O que pertence ao folclore? e se no meio de tudo isto existissem indícios de que Drácula não é uma personagem de ficção, e se Drácula estiver vivo? Perseguidos (ou não) por Drácula ou pelos seus lacaios, The Historian é um livro para os amantes do clássico de Bram Stoker, mas também para os que gostam de História e de histórias. Formalmente o livro é extremamente interessante, somos levados a conhecer a história através de relatos na primeira pessoa, de cartas, da arte de contar histórias, de livros, etc...
The Historian é um livro aconselhado para quem gosta de vampiros, histórias e da História! É interessante também para quem se interessa sobre as diferenças entre Ocidentef/Oriente!

Sem comentários: