O momento de dizer adeus a um livro é triste! Mas há sempre oportunidade de conhecer novos.
Falando de ficção estou a ler, neste momento 3, Wegener´s Jigsaw, Jonathan Strange e Mr Norrel e Admirável Mundo Novo.Fico-me por algumas, breves, considerações acerca dos 2 primeiros.
De Jonathan Strange e Mr. Norrel conheço somente a experiência da crítica, e como esta pode ser limitadora e enganadora. Ainda só li o primeiro capítulo e vai demorar um pouco de tempo até chegar ao fim deste calhamaço (cerca de 750 pp). Demorar porque comprei a edição em inglês, e em capa dura, o que impossibilita a viagem corriqueira com o mesmo debaixo do braço, ou mesmo na mão (ainda ganho ou uma tendinite ou o livro ganha um cheiro não muito agradável.) Li o primeiro capítulo e deixou-me alguma água na boca, está extremamente bem escrito e a única coisa quye sei do plot (propositadamente) é que trata de magia, mas não no mesmo estilo do Harry Potter. Falarei mais dele e da visão da magia nas próximas semanas (reparem que estou a ser optimista).
Wegener´s Jigsaw foi uma descoberta. Peguei nele na FNAC, estava com 50% de desconto e a capa até não era feia. A contracapa vendia-o como uma biografia ficionada do senhor que descobriu/defendeu a teoria da deriva dos continentes, numa altura em que (início do século passado) "science could still cost your life".
Deixarei aqui algumas frases do livro ao longo das próximas semanas, algumas das quais acho brilhantes, incluindo o início que é um dos melhores, senão o melhor início, que já li.
Mas isso fica para amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário