domingo, janeiro 01, 2006

Comprei, com o dinheiro recebido no Natal, A Águia do Império de Simon Scarrow.
Trata-se dum romance no seio das legiões romanas, aquando da estadia de Cláudio na poltrona imperial. Li-o, bem mais rápido do que estava à espera. É interessante, cheio de trivialidade romanas/clássicas, do dia a dia da vida nas legiões.
A tradução deixa um pouco a desejar, ou melhor, mais do que a tradução pior é a revisão(inexistente? Como me parece norma nas edições nacionais). Erros, letras que faltam ou que estão a mais, uma ou outra gralha de tradução acabam por comprometer a leitura e o desejo de comprar os próximos volumes na edição em Português, ainda que o grafismo seja extremamente interessante.
Deixo aqui alguns sites, para irem descobrir um pouco mais acerca desta série, e um pequeno excerto.
O Site Oficial; e o site nacional referente ao primeiro volume.
"(...) alguns recrutas não dissimulavam a sua hostilidade para com ele, especialmente um grupo de homens enviados para a Legião, provenientes da prisão de Perúsia, e que haviam feito toda a viagem unidos por uma corrente. O seu autoproclamado líder era um homem que se destacava por ter um corpo maciço e ser tão feio, a ponto de lhe chamarem Pulcher, o belo.
(...)
Estava só e longe dos seus amigos de Roma. Por um momento, sentiu-se imensamente desgraçado e vieram-lhe lágrimas aos olhos. (...) Todos os seus petulantes mestres de grego e a sua estúpida admiração pela retórica e poesia mais selectas...De que é que lhe serviam agora? Como ia a poesia protegê-lo daquele outro animal, o centurião Bestia? Neste momento, trocaria de bom grado todos os seus conhecimentos e toda a sua cultura por um só amigo".
Estas linhas referem-se a Cato, uma das personagens principais, a outra é o centurião Macro. Aceitem esta pequena sugestão de ano novo.

Sem comentários: