terça-feira, janeiro 17, 2006

Escuta isto



Não percam o vosso tempo com questões menores que não levam a lado nenhum.
Souto Moura, políticos (grandes e pequenos) ouvidos não se sabe muito bem por quem, não se sabe muito bem porquê! Esqueçam.

Escutas a sério encontram-se nesta série. The Wire (ou em português A Escuta) é uma das séries mais bem escritas dos últimos anos, e têm havido algumas. A primeira série foi lançada aos lobos e em edição nacional sem grandes alaridos, aliás como quase todas as edições em DVD.
Escrita e criada pelo argumentista de Homicide: Live in the Streets uma excelente série sobre o crime em Baltimore, disponível na FNAC a preços pornográficos, The Wire não deixa a série irmã envergonhada.
Saída dos estúdios HBO (Deadwood, The Sopranos, Carnivale, entre outros) a série é um relato nada cor de rosa do crime semi profissional (passagem de droga) nos bairros sociais de Baltimore. Mas nada aqui é tratado como de costume, mais leve (em determinadas situações) do que The Shield (5 estrelas!!! Comprem. Saquem. Façam o que quiserem mas vejam isto!) A Escuta não é ainda assim uma série para toda a família. Ladrões que ainda sentem, polícias que fazem tudo por dinheiro, status ou ódio, chefes que dão mais cabo do canastro aos senhores oficiais do que os bandidos, enfim a realidade não a cor de rosa mas a negro. Como todas as séries da HBO esta também abusa da linguagem crua, dura, da história como realidade e leva-nos ao submundo da droga, do sexo, da lavagem de dinheiro, da delinquência, da honra e do desespero.
Por 30 Euros é uma das melhores séries à venda no mercado de venda directa.

Sem comentários: