sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Ando a ver a 4ª série de 24.
Pedi a caixa emprestada a um amigo e comecei a ver. Já tinha visto as anteriores, lembro-me que delirei com a 1ª. gostei bastante da 2ª e achei que a 3ª é a mais forte, ainda que sejam todas iguais, e seja isso que chateie a determinado momento.
Deixem-me explicar este iguais.
Como todas as séries, telenovelas 24 obedece a um modelo. Todos os episódios seguem uma certa cadência acabando num cliffhanger, ou twist ainda que não seja incomum ver algum destes a meio do episódio. Mas se isto acontece com os episódios, podemos dizer que também acontece com a série em si. Tenho visto, e relembrado, que cada conjunto de 4 episódios acaba por ser uma mini-narrativa e daí passamos à frente. Dado que vou no 12º episódio já vi 3 mini-narrativas, cada uma delas com os seus némesis, heróis e dificuldades. Em cada uma delas as personagens vão crescendo e sendo protagonistas, ou sendo mortas ou desaparecendo da trama.
No entanto, não é deste iguais que eu estou a falar. Em última análise todas as séries seguem um modelo (cf. House, ER, X-Files, etc), o que me tem irritado um pouco é que em 24 os artifícios são sempre os mesmos. Quantos empregados governamentais são terroristas ou traidores do seu próprio país? Por época uns 4 ou 5!!! Há sempre uma pessoa perto de Bauer, muitas vezes até um amigo, que o trai! E é esta semelhança nos argumentos que acaba por chatear um bocadinho. Já os podemos apontar no início da série.
Enfim...tirando este pequeno apontamento 24 é mesmo uma das séries do Séc. XXI. E esta 4ª série tem sido bastante agitada, como não podia deixar de ser. Sequestros, atentados, traições, usinas nucleares em ponto de caramelo, enfim you name it.

Vale a pena ver...em DVD.

Sem comentários: