sábado, fevereiro 04, 2006

BD1


Cresci a ler BD. É um facto. Antes de saber ler já folheava os livros do Tio Patinhas, e Donald.
Lembro-me de dizer ao meu pai, aos 5 anos, que não queria ir para a escola, que não era preciso, que se ia para a escola para aprender a ler que não precisava, que percebia as histórias de Bd melhor do que ele. O que não deixava de ser verdade, já que na minha cabeça existiam mais histórias, mais possibilidades do que aquelas pautadas pelos balões.
Depois aprendi a ler e descobri a Marvel e a DC. Nesses verdes anos não apreciava a DC, era demasiado dark, adulta e complicada para a minha mente, e os desenhos não me apelavam tanto quanto os da Marvel. A primeira história que li foi da Marvel, foi a caça ao Wolverine por parte da Tropa Alfa. A partir daí foi um descobrir de coisas novas, X-men, Homem-Aranha, Hulk e Capitão América (dos quais nunca gostei muito) e tantos outros. Dos X-men devo ter mais de 25 anos (quase trinta) de comics quase completos.
Depois descobri a DC, descobri o selo da Vertigo, e hoje leio tudo o que sai tanto na Dc como na Marvel (tudo o que gosto, entenda-se - já consegui fazer uma triagem).
Talvez por ler Bd há muitos anos, talvez por ler muita mensalmente, talvez por esta ser demasiado igual entre si, sei lá já não tenho tanto prazer na MArvel como tinha.
A Marvel está a fazer um esforço para seguir as pegadas da Dc no sentido de uniformizar o Universo. Não sei se conseguirá. Ainda que tenha bons títulos, no global o meu coração pende para a DC.
Já quase não consigo ler os X-men, são demasiado maus...inócuos, de má qualidade. A magia dos anos 70, 80 e início dos 90 acabou. Safa-se, e de que maneira, os Astonishing de Josh Wedon. Depois há outros títulos de qualidade, mas no meio de tanta tralha! O Capitão América de Brubaker é interessante, mas pega na premissa do regresso dos mortos, não há nada de novo debaixo da terra. E troco o Capitão de Brubaker pelo seu Gotham Central, a qualquer momento.
Enfim...2005 provou ser um excelente ano para a DC, e 2006 promete muito.





Posted by Picasa

Sem comentários: