sábado, novembro 04, 2006

Battlestar Galactica



Desde pequeno que a fantasia me fascina, e de um modo especial a ficção científica(FC).
(Eu sei que há diferenças enormes entre as duas, mas o que seria a Fc sem a fantasia? Falo de fantasia no geral e não de nenhuma área específica, com os trolls, dragões, magia, etc...)
Não deixa de ser curioso que sendo um ávido leitor nunca pendi para a literatura de FC, embora tenha visto muitos filmes e séries de FC.
Lembro-me de ver, sem perceber muito, o Espaço 1999; acompanhar as aventuras das diversas Enterprises; vibrar com o Alien 2 e depois ver os restantes, etc, etc.
Lembro-me do nome e devo ter visto um ou outro episódio da série original, as a actual reencarnação de Battlestar Galactica(BG) vale a pena.
Pelo que me é dado a entender os produtores e escritores agarraram na premissa da série dos anos 70 e transformaram-na, mantiveram algum do sentido de humor, algumas das características das personagens, mas tudo com uma nova roupagem, e ainda bem!
BG trata da revolta dos Cylons (robots criados pelo Homem) contra a humanidade. Estes já não são só as carcaças de lata dos anos 70, mas alguns têm agora o aspecto do Homem, uns sabem que são Cylons mascarados de Homens, outros estão programados para serem Homens na sua devida acepção.
Alguns milhares de humanos sobreviveram e estão encafuados numa série de naves, procurando um local seguro longe dos Cyclons, enquanto estes os procuram destruir.
Há personagens extremamente interessantes, o Dr. Baltar é uma delas, já não é o traidor convicto da série original, mas vai tendo diálogos interiores com uma das Cyclons, tentando fazer os possíveis para sobreviver.
O que faz a condição humana? Máquinas (Cylons) com medo de perder a alma, ou a programação. A questão divina, a sobrevivência, a traição e a eterna questão da natureza do amor são outros dos temas abordados pela actual série Battlestar Galactica já na sua terceira série/época, depois do sucesso da mini-série que as antecedeu.
Para os amantes da FC e da antiga BG uma série que pode valer muito a pena.

Sem comentários: