sexta-feira, novembro 17, 2006

Obrigado pela preocupação pelo meu estado anímico.
A todos.
Encontrei uma cura, entre muitas outras.
Ler A Sabedoria e o Humor de Winston Churchill de Dominique Enright, editado pela Casa das Letras.

Um monólogo desconexo de um membro do parlamento contra as políticas de guerra de Churchill é interrrompido pelo primeiro-ministro: «Devo avisá-lo de que corre sérios riscos de ficar senil antes de tempo»

«Quando estou no estrangeiro, tenho por regra nunca criticar ou atacar o Governo do meu país. Quando volto a casa, faço por compensar o tempo perdido.»

E a minha predilecta, pelo menos até à página 36!

Conta-se que um general americano pediu a Churchill que lhe revisse o rascunho de um discurso que ele escrevera. Foi-lhe devolvido com o seguinte comentário: «Demasiadas passivas e demasiados zês.» O general perguntou-lhe o que queria dizer com isto, e Churchill respondeu:«Demasiados polissílabos latinos como"sistematizar", "priorizar" e "finalizar". E depois as passivas. Imagine que em vez de dizer:"Lutaremos nas praias", eu afirmava:"Serão desencadeadas hostilidades com o nosso adversário no perímetro costeiro"»

Sem comentários: