quinta-feira, dezembro 07, 2006

Não sei se leram este post de FJV no Origem das Espécies sobre a qualidade do nosso jornalismo.
Verdade seja dita, e não é por ter sido o Benfica, mas fiquei chocado com a capa do Record ontem. E, continuando a dizer a verdade, esse sentimento já não é de ontem. Os nossos jornais desportivos não são jornais deportivos, são jornais "futebolísticos". Longe vai o tempo em que os jornais desportivos eram, pelo menos A Bola, do tamanho do antigo Expresso e saíam somente três vezes por semana, mas era também o tempo em que os jogos eram quase todos ao Domingo, e a horas decentes, à tarde, portanto.
Irrita-me, que em nome dos 6 milhões de Benfiquistas (por exemplo, mas podia ser com outro) se façam capas com a lesão ou possível venda de alguém e não com a vitória de qualquer clube que seja na noite anterior. A capa de ontem é sintomática, ainda mais comparando com a capa de hoje.
A minha pergunta, sem clubite, é quem é o editor? Quem faz a hierarquização das notícias? Há alguém no cargo? De certeza? É que observando o fenómeno a frio, as capas dos jornais, todos, e do Record, ontem, por exemplo, não são tão diferentes dos jornais popularuchos que gostamos de criticar.

Sem comentários: