terça-feira, fevereiro 13, 2007

Apontamentos

Escola Dominical na Igreja Presbiteriana de Campo de Ourique (uma delas, há duas), Domingo 11/02/2007.


Leitura/texto-base: Isaías 40:12-31

Qual o tamanho de Deus? Do teu Deus?
Quão melhor conhecermos Deus, “melhor” o adoraremos.
Como é o teu Deus? Conheces o teu Deus?
Devemos conhecê-lo através da Bíblia e não da nossa opinião. Como os Irmãos de Beréia que liam e comparavam as escrituras para ver se era assim..

A verdade é que a nossa sociedade, relativizou e humanizou Deus ao extremo. Perdemos a noção de um Deus Santo, Justo, eterno, perdoador e que enviou seu Filho ao mundo para morrer por nós.
Perdemos a noção da santidade e da majestade de Deus.

Temos lido a Bíblia? Que valor têm elas para nós? São reais ou são histórias? Há uma colecção de desenhos animados para crianças que tem o título Lendas e Heróis da Bíblia. Não são lendas, a Bíblia interpreta-se a si mesma, e diz que são reais. Facilmente nos esquecemos disto!
Quando lemos sobre a abertura do Mar Vermelho, sobre a queda de Jericó, sobre a multiplicação dos pães as nossas mentes apreendem a realidade e o poder de Deus? Ou já fazem parte da galreia das histórias de encantar?
Após a abertura do Mar Vermelho lemos (EX.14.31) “E viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios, e o povo temeu ao Senhor e confiou no Senhor”, mais à frente em Josué vemos que Raabe, uma gentia creu neste Deus todo poderoso. Temos lido a Bíblia deste modo? De modo a apreciar o poder e a graça de Deus? Temos temido a Deus? Não é por ele ser nosso Pai que o não devemos temer.
Aliás, no versículo o temor vem junto da confiança, se tivermos um santo temor teremos uma maravilhosa confiança em Deus.

Através da leitura da Bíblia vendo os actos de poder de Deus em prol do seu povo, lembrando-nos que o nosso Deus é o mesmo e o seu poder é igual hoje, reconhecemos que este mesmo Deus sustenta o universo e age em prol do seu povo hoje também!

Deus é Grande (Ex.15.7; DT.7.21;10.17; SL96.4; 150.2)

Isaías 40:12-31 – nestes versículos podemos ver a grandeza de Deus, a majestade, na criação e na história. E a descrição é feita em termos que nós podemos compreender.

v.12. + de 2/3 da terra é composta por água, e Isaías diz-nos que essa água cabe na concha da sua mão. Quantas colheres de sopa cabem na nossa mão?

1 palmo mede os céus. Quanto mede o nosso palmo? Deus mede os céus, o universo na sua totalidade.

Não ficamos nós de boca aberta perante a natureza? Deus é capaz de mais e melhor. Deus criou o que nós vemos, e ele é maior que a sua criação.
Deus é grandioso, Deus é majestoso. O que quer isto dizer, que ainda que tenhamos sido feitos à sua imagem e semelhança Deus é maior do que nós, grande, enorme é a diferença entre o criador e a criatura criada, entre a sua criação.



Deus conhece cada estrela!
Ora os cientistas dizem que há cerca de 100 biliões de galáxias, cada uma com aproximadamente 100 biliões de estrelas. É fazer as contas...Sl.147.4
Deus conhece, ele conhece aquilo que criou, e é maior do que a sua criação.
A Natureza criada não é comparada ao seu criador! (I Crónicas 29: 11-13 )


v.15,17 - As nações são um pingo perante Deus! O que é um pingo de água num balde? Nada.
Todos os exércitos, EUA, Afeganistão, Rússia, China, Japão nada são perante o nosso Deus.
O pó numa balança não altera o peso, o peso do pó é irrelevante, assim são as nações e os seus recursos perante Deus.
V.17 – nada.

Sl. 145.3 – nunca o compreenderemos, a não ser que ele se queira apresentar a nós. Dobremo-nos em adoração, dobremos o nosso pescoço e peguemos na Sua Palavra de forma a conhecê-lo.

23,24 – Deus reduz a nada os príncipes, reis, autoridades. Lembram-se de Nabucodonozor? Homem mais poderoso na terra, e Deus tornou-o louco e por algum tempo andou com os animais.
Prov. 21.1 – Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor, este segundo o seu querer o inclina”
Sl 2.2,4 “Os reis da terra se levantam e os príncipes conjuram contra o Senhor e contra o Seu Ungido” “Ri-se aquele que habita nos céus, o Senhor zomba deles”.


V.18 e 25 – Pergunta fulcral

Deus quer que compreendamos quão grande ele é. Nada ou ninguém se pode comparar e Ele.

Eu, tu, nós facilmente comparamos Deus às nossas circunstâncias, aos nossos problemas pessoais ou sociais.
Acaso para o Senhor há coisa demasiado difícil disse o Senhor a Abraão.
Há coisa demasiado maravilhosa pergunta Deus em Jeremias 32:27?
Como temos orado? Temos confiado em Deus? No nosso Pai? Com fé de que ele não só nos ouve, mas também nos responde, ou como diz Jesus em Mateus 6 nos recompensará?

Para Deus não há impossíveis, em todas as suas promessas diz Lucas1:37.
Não teve Abraão um filho aos 100 anos? Quando Sara já não era menstruada? Não libertou ele o seu povo do Egipto? Não enviou o Seu Filho amada em que se compraz para viver uma vida perfeita e morrer pelos nossos pecados, ele que não tinha pecado em si?

Salmos 50.21 e 22
Limitamos aquele que não pode ser limitado, fechamos Deus numa caixa porque a nossa fé não é grande e porque por vezes não está fundamentada na Sua Santa Palavra. Damos mais crédito ao que os outros dizem de Deus do que o que a Sua Palavra nos ensina dele.

Quão bom nós somos, já o temos pensado. Às x somos o nosso próprio Deus.

E esta passagem diz—nos que aquilo que nós admiramos, os mares e oceanos com toda a vida que neles há, a maravilha da natureza, os Himalaias, os andes, os pirinéus, a Serra da Estrela, o Grande Canion, O Deserto do Saara, os grandes impérios humanos, os incas, os egípcios, os gregos, os romanos, os EUA, os grandes homens, Afonso Henriques, Carlos Magno, Alexandre o Grande, Júlio César, Einstein, sei lá....nada são perante o Deus de Israel, perante o Deus de Isaque, Abraão e Jacó, perante o meu Deus.
Nem todo o louvor que lhe possamos dar é suficiente. Qq sacrifício com toda a madeira e todos os animais fica aquém.

Em vez de olharmos para tudo isto e maravilharmo-nos com tudo isto, deveríamos pesar isto na balança com o nosso Deus, e quão maior ele é!
A nossa reacção é v.27, Malaquias 1.2,8, 11-14

Devemos temê-lo para confiar nele. É que se não o temermos vamo-nos esquecer dele. Não vai ter nenhuma importância para nós.

Jeremias 10.6 e 7 – Não há como Tu, Deus de Israel, Deus Pai

Conclusões:
Queres aprender quem Deus é? Lê a tua Bíblia. Procura conhecer a natureza de Deus.
Deus é Santo! Deus é majestoso. Deus é Sabedoria. Deus é amor.
Procura um livro sobre os atributos de Deus, e pasma perante o sua majestade, quão maior é ele do que nós, e mesmo assim ele nos escolheu, ele nos amou.
Procura as passagens ou nas passagens a natureza de Deus, a sua sabedoria e não a nossa que passa e o vento leva.

Tens problemas, que nem o Pastor sabe, que nem os teus irmãos sabem? Deus sabe, e o nosso Deus é o mesmo Deus de Abraão, de Josué, de Daniel, da Paulo, de Pedro, de Estevão, e o seu poder é igual hoje, reconhecemos que este mesmo Deus sustenta o universo e age em prol do seu povo hoje também!
O capítulo termina de uma maneira 28-31, Este Deus é um Deus pessoal, relacional.
Depois de ouvirmos sobre como Deus é grande, lemos como Deus nos dá força, como Deus se relaciona connosco.

V.16 – o nosso louvor nada é, fica muito aquém, mas mesmo assim ele tem prazer nele!

Os povos da terra são como gafanhotos aos seus olhos, e mesmo assim ele enviou o seu filho para morrer por nós.
Apesar da sua majestade, do seu tão grande poder, ou por causa disso mesmo e do seu amor e graça ele se importou comigo, ele se importou com cada um dos seus filhos.
Ele se importou comigo, enviando o Seu Filho ao mundo para morrer por mm, por ti. Se tu reconheceres que és pecador, e que através de Jesus podes ser salvo, não sou eu que o digo é a sua Palavra.
Quão grande e maravilhosos é este Deus! Quão grande. Conheçamo-lo melhor dia-a-dia.

Sem comentários: