domingo, maio 06, 2007

Ausentes


"Tu peor pesadilla se esconde en la luz".


Fui ao Quarteto, no âmbito de um Festival do Fantástico, patrocinado pelo Inatel, ver Ausentes, um filme espanhol realizado por Daniel Calparsoro.

O filme retrata a história de uma família que se muda para um condomínio fechado, Julia (Ariadna Gil, a mãe de Ofélia em O Labirinto do Fauno, num excelente papel) começa a ver uma mulher em casa, e estranha que o condomínio esteja vazio. Perante a estupefacção e incompreensão da família, Julia começará a ficar cada vez mais aterrorizada, até ao desenlace final.

Penso que o maior atributo de Ausentes será a realização, não sendo perfeita consegue criar-nos uma certa angústia, ainda que em termos de ambiente prefira um episódio de Sobrenatural. O filme tenta criar toda uma espécie de paranóia e angústia, sem perder o espectador, fá-lo, ainda que o final seja para mim pouco convincente, não achei que fosse climax suficiente, embora seja relativamente lógico dentro de toda a trama.

Ausentes deixou-me a rir, interiormente. Algumas das cenas de pavor são cenas quase idílicas.
Julia assusta-se e aterroriza-se num supermercado e num condomínio vazios, se bem que a níveis diferentes quem não gostaria de ir a supermercados vazios e talvez apagar alguns vizinhos? Nunca o cinema fantástico foi tão ideal!

Enfim...um filme mediano, com uma excelente interpretação da actriz principal, que nos consome ligeiramente durante 90 minutos, resumindo, um filme pelo qual não vale a pena perder o sono.


Paracinema:
o filme estava legendado em inglês e as legendas em português passavam mais abaixo, ainda que por vezes demasiado abaixo da linha visual, logo impossíveis de serem lidas. Ainda que o inglês seja uma língua universal, e o espanhol esteja próximo do nosso português é uma falta de respeito e senso, impedir alguns de seguir o filme.

Depois, esperei 40 minutos para sair, porque uma senhora decidiu dar uma volta com o seu carro em segunda fila, deixando-me preso. Chegou e foi incapaz de pedir desculpas, "Paciência"! Eu demasiado cansado para esperar pela Polícia, fui para casa, mas para a próxima esvazio um pneu ou dois...


Sem comentários: