quarta-feira, maio 09, 2007

Fumar/não fumar -Legislar/Não legislar - Fim do pequeno comércio?

Três títulos. Uma realidade que pode ser cor de rosa ou negra, dependendo de quem olha para ela.
Penso que se está a levar a questão do fumo a dimensões quase inquisitoriais. Mas o que me choca mais não é a proibição de fumar em espaços fechados, é a obrigatoriedade. Os donos dos estabelecimentos deveriam poder escolher se queriam que o seu estabelecimento fosse para fumadores ou interdito a estes. Numa sociedade laica, cada vez menos, mas muito mística, o tabaco rapidamente está a ocupar o papel de pecado "quase" original, e as posições de um dos lados a ter um papel quase dogmático, a lei parece-se mais com uma bula papal do que com outra coisa.
Mas o Governo tem-se esquecido dos pequenos comerciantes. Tendo falado com dois ou três donos de pequenos estabelecimentos, aquém dos 100 quadrados, auscultei a preocupação e a ideia de que a manter-se a lei poderão fechar as portas enquanto o Sócrates esfrega um olho.
É que são muitos, demasiados, os clientes que fumam um cigarro enquanto bebem um café, umas bjecas, etc...
E o que dizer da notícia da semana passada que dizia que serão os donos do café obrigados a apresentar queixa contra quem fume dentro dos seus estabelecimentos? Voltamos ao tempo da antiga senhora?

1 comentário:

zarah disse...

Quando se trata da saúde pessoal e colectiva, não fará mal um bocadinho de "inquisitorice"...