terça-feira, novembro 06, 2007

Greve em Hollywood

Pois é, os guionistas de Hollywood entraram em greve. Porquê? Porque querem receber um pequeno aumento das receitas de dvds e uso dos seus produtos na internet.
Eu fiquei chocado porque achava que estes tipos recebiam um pouco melhor, uma das medidas que pretendem que seja aceite é que em vez de receberem 4 cêntimos por DVD vendido recebam oito!
Hollywood é um mercado enorme, e há diferentes tipos de empregados a serem pagos, desde actores e realizadores, até desenhadores de roupa e empregados de catering. Mas, ignorar as, legítimas - na minha opinião, aspirações e moções de quem em parte suporta a indústria parece--me um erro e uma decisão arriscada.
Por enquanto, são os talk-shows que serão colocados em stand-by (so, there´s no Daily Show, no Jay Leno, no Steve Colbert, etc), seguindo-se as séries, embora estas devam estar seguras (na maior parte) até meio da época televisiva (Janeiro de 08). Claro que os filmes estão incluídos no pacote, embora deva existir um bom número de projectos em gaveta para seguir a produção enquanto o impasse se mantém. Que pode durar um dia ou um ano, a ver vamos.
Para quem esteja interessado aqui fica o link de um argumentista de BD e Cinema/TV, que estava a escrever a nova temporada de Lost, e vai continuar com a BD, nos tempos mais próximos, agora mais full-time do que nunca.
Já agora, o texto aborda também a questão dos argumentistas de BD, que por si só também não é famosa. Os argumentistas da Marvel e da DC não recebem quaisquer direitos por personagens que criem, estando na posição de criar personagens dentro de um empresa com todos os lucros a reverter para a dita empresa, quando não os lucros dos livros que escrevem, claro.

Sem comentários: