sexta-feira, dezembro 07, 2007

Bullet in the Head


A minha colecção de cinem asiático continua a crescer. Esta semana chegaram mais dois filmes, filmados em Hong Kong por John Woo.
O que não deixa de ser interessante, visto que os filmes americanos de John Woo pouco me dizem. Mesmo assim, arrisquei e comprei Bullet in the Head e Hard Boiled. Ambos com Tony Leung, sendo que no segundo, há a presença importante de Yun-Fat Chow.
Ambos são filmes de acção non-stop, com muitos tiros, explosões, mortos para dar e vender e efeitos especiais. Por esta amostra percebe-se porque Woo foi para Hollywood. Se está a ser bem sucedido, é outra questão.
No entanto, há algo que distingue os dois filmes. Enquanto Hard Boiled é um filme de pipocas (partindo do princípio que os espectadores chineses também as comem), com pouco conteúdo e muita acção, Bullet in the Head é um dos melhores filmes que já vi.
Woo realizou em filme em 1990, e conta a história de 3 amigos de Hong Kong, no final da década de 60, aquando da violência para a entrega de Hong Kong à China. Os três amigos envolvem-se em zaragatas, rixas e lutas de rua, e numa delas matam o líder de um dos gangs locais. Tendo de fugir, fazem-no para o Vietnam, palco de guerra, com o intuito de ganhar dinheiro com vários negócios ilegítimos. Aqui junta-se mais um elemento ao grupo, e as coisas começam a dar para o torto com o aparecimento de uma caixa com ouro. A amizade vai ser posta à prova pelo desejo de riqueza.
Bullet in the Head tem tudo, desde humor a violência, passando pelo drama e acabando nos efeitos especiais.
Muitos críticos têm-no comparado a The Deer Hunter de Michael Cimino. Pela temática, pela filmagem e pela banda sonora comparo-o a Era uma Vez na América. Confesso que inicialmente foi a banda sonora que me reportou para o filme de Leone, mas a forma como está realizado, ainda que diferente de Leone reporta-nos, de vez em quando, para o canto do cisne do italiano. Óbvio que a violência num e noutro têm graus e form(ul)as diferentes e a interpretação da narrativa é mais subjectiva em Leone, mas a importância dada à nostalgia ou a nostalgia presente em algumas cenas, o foco dado ao relacionamento, o melodrama de várias cenas fazem-me lembrar Leone.
É um grande, grande filme. Um enorme pontapé no estômago, e uma prova (mais uma) de que há mais cinema para lá de Hollywood. É um filme que nos mais empurrando de estado de espírito para estado de espírito, que nos põe à prova e que mostra o que é a amizade.
Um dos melhores filmes que já vi, e um dos top 10 da minha colecção pessoal.
9/10
Quanto a Hard Boiled... é o John Woo que conhecemos dos filmes de Hollywood. Porrada, explosões, violência e muitos vidros partidos num filme sobre traição e violência.
Para quem gosta do tipo, será melhor do que muitos produtos americanos do género, mas depois de ter visto no dia anterior o Bullet, fiquei com a retina a saber a pouco. Falta o conteúdo para dar corpo à forma.
6/10

Sem comentários: