sexta-feira, junho 06, 2008

Ora aqui está uma decisão (re)sábia(da)! Proibir até às 22h30 a visualização de uma corrida de touros, por ser violenta e susceptível de influenciar negativamente as crianças e adolescentes!
Eu não gosto de touradas, não aprecio, embora não desvie os olhos de uma pega. Mas acho irónico que se utilizem as razões utilizadas num país em que a televisão influencia negativamente a toda a hora quem a vê, especialmente as crianças.
As séries para crianças e adolescentes usam e abusam da violência, do sexo e da linguagem (embora me pareça que estes dois aspectos sejam ignorados) e ninguém parece preocupar-se com isso. Não deixa de ser engraçado que não possa ver uma tourada às 17h na RTP, mas possa ver um filme violento ou sexy numa sessão da tarde e, com sorte, tendo cabo consegue-se ver o Instinto Fatal ou um filme do Van dam durante a tarde ou mesmo de manhã. Mas, estes não se regem pelas mesmas regras, ainda que me pareça que haja mais crianças a ver cabo do que a televisão estatal.
Depois, e conheço alguns casos, os jovens e crianças que vêm touradas dividem-se em dois grupos. Os que não gostam e os que gostam. E sinceramente nunca foram presos (os que eu conheço) ou fizeram asneiras por ver ou deixar de ver touradas, tirando os que pertencem à Associação Animal, mas a esses a sociedade do espectáculo tudo desculpa. Tudo se desculpa às crianças. E aqueles que ficam traumatizados com o tratamento para com os touros deixam de ver o espectáculo taurino.
Sensibilidades. A mim choca-me esta estupidez enorme, e como já disse, nem gosto de touradas, mas ainda gosto menos de gente estúpida.

2 comentários:

Rute Carla disse...

"Morangos com Açucar" é o pacote perfeito...

Kella disse...

E não é que quando dá o "anúncio" às touradas o Matt fica extasiado a olhar para aquilo?