quinta-feira, julho 10, 2008



Há imenso tempo que não ia ao cinema, e nem consegui ver o Indiana Jones, mas depois de ter passado a manhã a escrever uma acta e em casa a ver a instalação dos electrodomésticos apeteceu-me ver um filme.

Decidi-me por este Wanted, realizado por Timur Bekmambetov (o mesmo de Nightwatch), com James McAvoy, Morgan Freeman, e Angelina Jolie.

O filme é baseado na mini-série de Mark Millar e J.G. Jones, que nunca cheguei a acabar por não ter gostado dos primeiros dois números (sim, eu sei, Domingos, excomunga-me).

Mas vi uma das primeiras sequências do filme, e apeteceu-me descansar a mente e deliciar-me visualmente.

Wesley Allan Gibson (James McAvoy) é um tipo normal. Bem na realidade não é assim tão normal, é um verdadeiro looser. Tem ataques de pânico, é introvertido e o melhor amigo trai-o com a namorada.

Quando encontra Fox (angelina Jolie) tudo muda. É introduzido a/numa fraternidade de assassinos que o tentam treinar, para que possa matar o traidor (Cross) que limpou o sebo ao seu pai.

Violência, grandes sequências de acção, actores conhecidos (com excepção do actor principal), e uma excelente realização para quem gosta de adrenalina e efeitos especiais.

O filme destaca-se pelo trabalho do realizador (há pormenores extremamente interessantes) e por Angelina Jolie (eu que nem costumo gostar da senhora, mas aqui rendo-me).

A história é o que se esperava num filme de acção, mas há um esforço para contextualizar o feitio de Wesley e Fox, e a Fraternidade. Não é um dos meus filmes favoritos, mas tem algumas das melhores sequências de acção que já vi, e por isso será revisto algumas vezes no futuro.

É um típico filme de verão, mas desta vez esquece o público adolescente e tenta apontar a um público mais adulto, resta saber se a irreverência e o jargão agradarão o suficiente, ou se o estilo cínico e violento não chamará também os adolescentes.

Interessante, mas eu fico-me pela parte técnica.

6.5/10 (no total)

8/10 (pela realização)

2 comentários:

LeoH2o disse...

estás certamente excomungado, é uma das melhores minis de sempre :(K)

LeoH2o disse...

ps: ainda não tinha terminado de ler o artigo, mas não me contive com aquela de só ter lido os dois números ( já sei, já sei, demasiada verborrei...nem sempre é mau, senão até tu serias mais conciso e escreverias tudo em apenas um parágrafo curtinho mm??),mas...
então o james mcavoy não é conhecido???bem se v~es que não vais ao cinema há algum tempo...