Jeremias nasceu já com um diploma. Filho de sacerdote seria sempre sacerdote. Bom ou mau, era resposta a ser dada no final da vida. A vocação dos sacerdotes no AT tinha sido confiada por Deus a toda uma linhagem e não a indivíduos.
Mas é Deus quem põe e dispõe, quer estejamos conscientes desse facto ou não. Deus fala com Jeremias e rasga o diploma e a sua agenda. De sacerdote passará a ser profeta. E olhando para as promessas de Deus, no mesmo capítulo -o 1º de Jeremias, as dificuldades serão bem mais árduas do que as benesses. Os últimos versos indicam isso. Mas é Deus quem escolhe, é Ele quem capacita, é Ele que coloca a palavra na boca de Jeremias e Jeremias é deixado com a promessa de apoio na difícil missão de falar a um povo desviado.
Engraçado como Deus não prometeu que tudo seria fácil, o oposto aconteceu, as imagens descritas são fortes, a missão de Jeremias árdua. Quando Deus diz Não temas é porque há razões, humanamente falando, para temermos.
A missão de Jeremias? Falar, transmitir a mensagem, a Pessoa de Deus, a moralidade de Deus num mundo caído. Sem paninhos quentes. Sem meias palavras. Sem espectáculo.
Ainda temos tanto para aprender com os Profetas. Se os lermos...
Da perda da curadoria humana do conhecimento
-
Imagem: Vito Acconci, *Personal Island*, 1992.
No ano de 2008, o Technorati reportava o número de 120 mil novos blogues
criados diariamente. Este famoso m...
Há 1 hora
Sem comentários:
Enviar um comentário