sexta-feira, dezembro 05, 2008

Consegui arranjar tempo para ler o 2º Volume da série Millenium, de Stieg Larsson - A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo.
Mikael Blomkvist continua a ser o mesmo, demasiado dado ao sexo feminino, sem perceber que isso colocou em causa o seu relacionamento com Lisbeth Salander.
Neste livro, passado um ano depois dos acontecimentos do primeiro, deparamo-nos com um duplo homicídio e com as provas a apontarem para a autoria de Lisbeth. Blomkvist será uma das pessoas a não acreditar na culpabilidade da rapariga e que tudo fará para encontrar os culpados.
Deve ser a primeira vez que sinto a perda de um autor, já que o objectivo de Larsson era escrever 10 livros, tendo escrito 3 deles, antes de morrer de ataque cardíaco.
Os dois primeiros, já editados no nosso mercado, são dois tijolos, mas que se devoram em menos de nada. Este segundo volume, um pouco mais longo que o primeiro, padece, a meu ver, de um final um pouco mais rápido, e menos reconciliador com o futuro imediato das personagens. A ver vamos onde começa o terceiro romance.
Tudo aquilo que tinha gostado no primeiro está aqui. O suspense, a descrição das personagens, o deixar algumas coisas por dizer, a descrição da sociedade. Cada vez mais gosto de escritores suecos, pelo menos no campo do policial.
Uma série para ser comprada e lida.
Vejam aqui o trailer (está na moda fazerem-se trailers para livros. Não gosto e não entendo, mas está bem) e podem clicar para ir ao site português dos livros (que me parece fraco, mas pronto!).

Sem comentários: