sexta-feira, janeiro 02, 2009

Acordo Ortográfico

A M. enviou-me a sua resolução de Ano Novo.
Deixo-a convosco:

Olá!
A minha resolução de ano novo tem por objeto um tema bem polémico da atualidade.
Como projeto de ano novo, (sim a partir de 1 de janeiro), vou (tentar) adotar o novo acordo ortográfico. Parece-me a atitude mas correta, uma vez que escrevo essencialmente para alunos, que mais tarde ou mais cedo, terão de escrever assim.
Pensem assim: estou a otimizar a escrita porque poupo carateres e aproximo a grafia da oralidade, unifico a língua que só sai prestigiada (e torna-se muito mais fácil plagiar da net, basta ter atenção a questões de natureza sintática), só vantagens!
E, ainda que esta ação me deixe com os olhos úmidos (tinha algum afeto pela grafia anterior), comprometo-me desde hoje a fazê-lo. Não há de ser assim tão difícil.
Assim, para todos os que leem este mail, mesmo para aqueles que neste momento estão roidinhos, a todos sem exceção, UM FELIZ 2009!
Beijitos

P.S.1 Repararam como escrevi polémico e não polêmico? É que tem grafia dupla :p
Logo de manhã, constatei que o Record seguiu a mesma resolução, e os texto já estão escritos na grafia actualizada.
No que a mim me diz respeito, terei, por motivos de trabalho, ter em conta o Acordo Ortográfico. Mas, por enquanto, e aqui, neste cantinho, continuarei a escrever como aprendi.
Lá diz o povo, burro velho não aprende línguas. Tentem ensinar o burro a zurrar, orneiar, ornejar, urnejar, rebusnar, relinchar ou zornar da mesma forma, mas duma nova forma, ainda assim.
Eu fico-me pelo português que aprendi. Claro que as línguas mudam. Mas condescendo com maior vigor para com aquelas que se transformam "naturalmente" e não por constrangimentos de ordem económica e legislativa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha q deu um trabalhão a escrever. Afinal só alteramos 1,6% das palavras! Daqui a 5 anos já nem te lembras como escrevias antes... Vês como escrevi todo um comentário sem ter de recorrer ao novo acordo? :)
MM