sexta-feira, maio 15, 2009

Sábado

A sábado é, sem dúvida, a melhor revista semanal portuguesa, porquê?
Tem humor, ainda que não pela mão de Ricardo Araújo Pereira, mas como não é fixa, surpreende-nos aquando de uma leitura mais exaustiva da mesma. Exemplos? A entrevista à sra. que viveu 30 anos com Amália, que diz que deixou o marido por causa de Amália e que acredita em reencarnação e que numa outra vida Amália terá sido sua mãe. Não são todas as revistas que optam por uma entrevista a um caso patológico, por diversas razões, que nos divertem quase frase sim, frase não.
A Sábado para além de ter tudo o que as outras têm, traz brinde. Vá, por um euro! Esta semana é o livro de Yasunari Kawabata, que para além de ser um romance, também nos ensina um pouco de espanhol, pelo menos ao ler a descrição do livro, "O sugestivo decorrer das estações influirá nestas relaciones humanas". Entende-se. Aprender espanhol deve ser mais fácil do que aprender japonês. Mas ler um livro japonês, num misto de português e espanhol...talvez explique o porquê da entrevista acima referida.
Já menos a brincar lemos a notícia sobre mais uma polémica com Saramago. Mike Davis, professor universitário americano (entende-se, a roubar roube-se um imperialista e porco americano), que Saramago plagiou no seu blog, diz: "Ele é uma pessoa idosa. De certeza que tem alguém que lhe coloca os textos na Internet."
E antes de terminar, deixem-se dizer que quando for grande quero ser como Mike Davis. Já viram como a resposta do universitário é tão vasta? Chama Saramago de velho, acusa-o de não saber mexer na net, mas não contente com tudo isto, ainda diz que a pessoa que coloca os textos na net é incompetente. Três em um! Brilhante...

Sem comentários: