quinta-feira, novembro 25, 2004

Casa Pia ou a epopeia jornalística

Começou...
Ou melhor...recomeçou.
Não tive a televisão ligada de manhã, de propósito, acrescente-se. Consigo ver o interesse do caso para jornalistas e população em geral, mas também consigo ver as causas do desinteresse geral. Em Portugal é comum a ideia de que os importantes não vão para o "gaveto". Há sempre interesses, conflitos, e dinheiros escondidos, enfim... o povo está habituado.

Por outro lado, estou farto do jornalismo cinzento português. Acho que em pouco mais de 10 anos passámos dum extremo ao outro. Passamos duma informação mais séria e talvez menos isenta (não sei se isto será bem verdade), para uma informação espectacular e popularucha.
Exemplo? Telejornal Sic, hora de almoço - vejo uma reportagem sobre as horas a que o Carlos Cruz saiu de casa, quanto tempo demorou até ao Tribunal e os seu estado de espírito. Para quê? Qual a lógica destas notícias? São jornalistas, mas por vezes querem ser tudo o mais (médicos, psicólogos, sociólogos, terapeutas vários, comediantes, etc.). Estou farto deste jornalismo raso, dependente de outros factores que não o da notícia em si.
Alguém concorda comigo?

Sem comentários: