segunda-feira, novembro 29, 2004

O vício

A Verónica diz-me por mail que um dia falaremos de livros.
Aproveito para começar agora. Dar um cheirinho.

Quem me conhece sabe que ando sempre com livros atrás. Quando vou de férias levo uma mala cheia deles. Quando ia para as aulas levava sempre um, junto com os outros materiais, em algumas aulas acabei com alguns livros que estava a ler. Se vou a algum lado, onde sei que vou ficar à espera, levo um livro.
Leio um ou dois livros por semana (depende do tamanho e do grau de interesse, e com isto não conto com os livros de Bd - Leio mais de 80 por mês!).

A literatura é um vício, é o meu desporto radical, ontem acabava de ler um livro e sentia a tensão a subir. Com os livros sonho, rio e choro (no sentido figurado, não sou dado a tais sentimentalismos).

Leio de tudo um pouco. Romances, ensaios, história, política, biografias. Tudo passa pelas minhas retinas.
Escritores favoritos deixo alguns, embora saiba que esteja a perder pelo caminho outros (menciono aqueles que estão à frente no móvel!):
Cardoso Pires, João Aguiar, Abel Neves, Kathy Reichs, Henning Mankell, Mia Couto, Garcia Marquez, Guy Gavriel Kay, CS Lewis, Tabuchi, Perez-REverte, DAvid Lodge, Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Stephen Ambrose, Greg Rucka, Frank Miller, Neil Gaiman, R.A Salvatore, e tantos outros.
Livros favoritos: e vou mencionar só aqueles que me lembrar agora, assim de repente...
Requiem - Tabuchi
Triologia de Santo Adriano (Comedores de Pérolas, Dragão de Fumo, Catedral Verde), A voz dos Deuses - João Aguiar
Silêncio - Teolinda Gersão
Os Maias - Eça de Queiroz
Todos os do Comissários Wallander - Henning Mankell
TRilogia de Fionnavar - Guy Kavriel Kay
Lisboa, livro de Bordo e De profundis - Cardoso Pires
Cem anos de Solidão - Garcia Marquez
A Dor - CS Lewis
O Hobbit - Tolkien
todos os livros de Queen and Country - Greg Rucka
e ficam somente alguns...
Quais os vossos autores e livros favoritos?

2 comentários:

asa disse...

telegrama...

Lembro-me de um dia chorar compulsivamente a ler um livro... "O navegador solitario" de Joao Aguiar. Li os livros todos dele, excepto os ultimos 2-3. E' um excelente contador de historias.

Ha' um livro que ja' li duas vezes e gostava de ler ainda pelo menos mais uma vez. "Jacques e o seu amo" de Milan Kundera. Sempre que leio esse livro fico com uma vontade louca de ir para cima de um palco, leva-lo a cena.

Esta manha, pela fresquinha, comprei quatro livros...

Why I write - George Orwell

On the shortness of life, Life is long if you know how to use it - Seneca

Postmodernism - Christopher Butler

Hume - A.J. Ayer

Os dois primeiros sao de uma nova coleccao da Penguin Books chamada Great Ideas. Precos excelentes (4 libras), maneirinhos para levar para qq lado e um design bonito.

Os dois ultimos sao da colleccao very short introduction da Oxford University Press. Precos razoaveis (7 libras), maneirinhos tb, grafismo excelente e conteudo rico mas de leitura simples.

Isto afinal nao foi um telegrama...

asa disse...

...nao vi o ALoboAntunes, nem o JSaramago na tua lista (nao gostas, por exemplo, do memorial do convento?). Parece-me, pelo que leio e ouco em alguns lados, que e' moda em Portugal nao gostar destes autores. Na minha opiniao sao dois excelentes escritores e nao percebo a perseguicao que lhes fazem. Sera' inveja? Ou e' so' para estar na moda?

Tiago, isto nao e' uma provocacao... e' uma duvida sincera.