sábado, abril 02, 2005

Estação Carandiru

Devorei o livro.
É cru, dói lê-lo, mas faz-nos olhar para o Brasil de outra maneira. Falamos da nossa violência, mas...não dá para comparar. A amoralidade não chega a ser uma realidade, é seimplesmente outra realidade de vida. Dentro da complexidade das suas personagens (personagens?!) o autor mostra-nos a complexidade de ser humano. Capaz de simpatia num momento e de enfiar uma faca no estômago do outro logo a seguir.
Não se tratando dum romance, choca por isso. Não há clichés a seguir, há dificuldade em perceber tanta desordem moral, tanta violência, tanta vingança; mesmo quando acabando de ler o capítulo acabamos por simpatizar com o cara!

Foi o único livro que li até hoje que me deu a volta ao estomago, fiquei mal disposto. MAs vale a pena lê-lo. Carandiru faz-nos rir, chorar, dá-nos até um nó no estomâgo, e isto aocntece página a página, capítulo a capítulo.

Para quem não sabe Estação Carandiru é um livro sobre uma das principais prisões do Brasil. Conta, na primeira pessoa, a experiência de um médico (o autor) durante alguns anos nessa prisão. Fala das várias experiÊncias dele com os bandidos/presos, e com os restantes persoangens do presídio.
Recomendação Elevada.

Sem comentários: