segunda-feira, setembro 18, 2006

Studio 60

Studio 60 traz de volta Aaron Sorkin, o autor de Sports Night e West Wing.
Mais uma vez, Sorkin regressa ao mundo da televisão e a um talk show (Sports Night).

O primeiro episódio é, como não poderia deixar de ser, muito bem escrito, cheio de humor e critica abertamente a vacuidade dos telespectadores e a baixa qualidade dos programas exibidos pela televisão, no geral.
Tudo começa quando o apresentador de um talk show decide, em directo, falar acerca do que vai mal na televisão, e da forma como os espectadores são lobotomizados por esta.
Num monólogo directo e ácido, critica as pessoas que querem ser como o Donald Trump, ou que ganham (ou tentam) dinheiro por comer vermes, realities shows em que se tenta vender sexo com a própria irmã, e aí por diante.

De nada, vale a pena continuar a lista. Liga a televisão, sintoniza um qualquer canal e faz a tua própria.

Como seria de esperar, depois desta pequena diatribe, o homem é despedido.
A nova presidente decide entrar no jogo e ir buscar a anterior equipa técnica (guionista e realizador) do talk show para pegar de novo no programa. (haverá semelhanças entre este episódio e a saída de Sorkin de West Wing?)
É esta a premissa de Studio 60, e a avaliar pelo piloto vai valer a pena. Ainda tenho pena de West Wing ter terminado, e encaro as primeiras 4 séries, escritas por Sorkin, pelo melhor que se fez, faz ou fará em televisão. Daí que a qualidade deste piloto me faça salivar.
Se Sorkin escreveu o que escreveu sobre política, o que fará ele partindo da televisão?
Todos os episódios terão convidados, uns para a entrevista, outros para o número musical. Os convidados do talk show serão pessoas reais, e a entrevista aproveitará a realidade, ou seja, será um misto de ficção com realidade, o que me abre ainda mais o apetite.

Sem comentários: