segunda-feira, setembro 17, 2007

Bala Santa

Li Bala Santa, o livro que continua o sucesso O Último Papa.
Depois de "explicada" a morte de João Paulo I, avançamos agora para a tentativa de assassínio de João Paulo II e para os negócios financeiros da Igreja Católica.
Há uma alteração de estilo, tornou-se mais pomposo, menos reactivo em termos de acção e mais explicativo, o que nem sempre é mau, mas...neste caso tem a ver com encher chouriços.
(A minha opinião tem a ver com este díptico)
Luís Miguel Rocha tem ideias fortes e convincentes, na maior parte das vezes. Os finais tendem a ficar em aberto, por razões óbvias. se no primeiro livro achei que Miguel Rocha poderia crescer em termos de estilo, já que havia passagens forçadas, problemas de pacing, etc. Neste livro acho que se perdeu muito do positivo, e apostou-se no tamanho. Aumentaram as passagens forçadas, há demasiadas descrições supérfluas, o formato Dan Brow (3 ou 4 acções diferentes que se interligarão lá mais para a frente) é por vezes um pouco ridículo.
Continuo a considerar o forte do livro o argumento, mas não necessariamente a concretização deste. Se gostam de teorias da conspiração e têm tempo leiam. Se não.........

5/10

Sem comentários: