terça-feira, novembro 13, 2007

O Porto quase campeão está agora, depois de dois empates, mais próximo de ser apanhado pelo Benfica, que esmagou um Boavista miserável, que aparentemente só consegue cativar Jaime Pacheco para o lugar de Treinador.
Acho completamente estúpida a decisão de catalogar uma equipa, qualquer que seja, ao final de dois meses de campeonato, de campeã. Ainda pra mais o Porto, que o ano passado tinha a mesma distância pontual e foi campeão à rasquinha.
Escrevi que seria interessante ver como reagiria a uma derrota, afinal não foi uma derrota, foram dois empates seguidos.
Nunca gostei de Jesualdo, das suas opções tácticas, e do seu temperamento (ou falta dele). A verdade é que num Porto órfão de resultados, qualquer treinador que consiga alguma vitória parece merecer o lugar. Depois de Del Neri, Fernandez, Adrianse e Couceiro, Jesualdo pareceu uma bomba de ar. A equipa joga mal, mas tem alguns, poucos resultados. E isso parece chegar.
Até quando?
Quando falo com amigos de outros clubes todos elogiam o plantel Portista. Como jogar tão mal com um tão bom plantel, palavras deles? Não sei, por mim, que sou simpatizante e não pago cotas, Jesualdo saía. Mas, admito que o olho frio de Pinto da Costa já não é o que era.
Jesualdo deixa muito a desejar no ponto de vista táctico, e as críticas à equipa (que adormece) são certeiras, a dúvida é se ele as faz à equipa, dentro do balneário ou no local de treino.
O desabafo de Bosingwa pode abrir alguma luz, no que diz respeito a este tema:
Eu não vi o jogo todo na Amadora. Desisti, face a futebol tão pouco atractivo, depois do segundo golo do FCP. Por volta das 23h recebo um telefonema do meu irmão a perguntar-me o que tinha acontecido.
"Uh?"
"Deixaram-se empatar?"
Ouvi mudo, mas não demasiado impressionado. Estava à espera que Jesualdo fosse campeão este ano, é sabido que a maior parte dos treinadores, dos últimos 20 anos, não ficam mais do que dois campeonatos ganhos seguidos. Mas, nunca o tive como certo. Muito menos agora.

Sem comentários: