quarta-feira, janeiro 16, 2008

Firewall

Mais um livro lido. Mais um livro de Henning Mankell e de Kurt Wallander, o polícia de Ystad.
Li a contragosto Dephts, também de Mankell. Cheguei ao fim com um leve sabor agri-doce na boca. Se por um lado estão lá todas as características presentes na colecção de Kurt Wallander, por outro, falta a paisagem da Skania e as personagens que aprendi a gostar. Achei-o demasiado grande, ainda que duro e dorido. Mas li mais por militância do que por prazer.
Depois descobri que este Firewall me tinha passado ao lado, e entre contos de Kurt Wallander (La Piramide numa edição espanhola), e resolvi voltar ao sul da Suécia.
E ainda bem que voltei. Firewall deve ser um dos melhores livros da série e o último romance da série, pelo menos por enquanto e cronologicamente, já que depois destes Mankell escreveu The Return of the Dancing Master (em que introduz Stefan Lindman, polícia em Boras, que entrará em Before the Frost) e Before the Frost (o primeiro romance em que Linda Wallander é personagem principal, embora o seu pai apareça muito ao longo do romance).
Firewall funciona a espaços como um resumo da matéria dada, já que Wallander ou o autor vão recordando muitos acontecimentos de outros livros, ao mesmo tempo que se mostra Wallander ainda mais nervoso, em busca de uma nova mulher na sua vida e com dificuldades no relacionamento com os seus colegas. Por outro lado, Firewall desnuda Wallander face ao mundo novo em que vivemos, o mundo das tecnologias, mas não só, que ele pouco entende.
Uma morte acidental, e um homicídio despoletam a acção deste romance, levando Wallander, mais uma vez, a questionar a natureza humana e os motivos por trás dos crimes.
Uma das melhores, (ah! que se lixe) a melhor série policial à venda de momento, e será um crime se não passarem os olhos por esta obra prima do género policial.
PS. Este senhor é um dos actores (há vários projectos) que faz de Wallander. E com ele já vi dois filmes que valem muito a pena, suecos, mas à venda no ebay, com legendas em inglês.
Parece que a BBC está a produzir alguns filmes baseados nos livros, e Keneth Brannagh será Wallander. O que me parece bem, ainda que demasiado magro para o papel.
Já agora, um pedido às editoras nacionais, edita-se tanto lixo por cá, porque não a série sueca de telefilmes de Kurt Wallander (na imagem)? Com o devido marketing tudo se vende.
9/10


Sem comentários: