terça-feira, setembro 23, 2008

Expressões

Quando o afilhado vai lá a casa tem de ver um filme. De animação, entenda-se.
Há três semanas foi lá a casa e coloquei-o a ver Um Dia De Surf. Nada feito. O puto já tinha visto o filme, e ao fim de 15 minutos já me pedia para ver outra coisa.
Bem dito, melhor feito. Vai uma razia de Conan, o Rapaz do Futuro. Viu os primeiros 4 ou 5 episódios em japonês, e nem pestanejou.
Depois acabou o 2º DVD em português. Ontem, papou o 3º DVD como gente grande.
Sinceramente, prefiro a versão original, com ou sem legendas. Ontem, sentei-me um pouco a ver a série com ele. É cada pontapé na gramática que até dói. E ainda perguntamos onde as crianças aprendem a falar mal.
Guardei uma. O Conan, preparado para enfrentar os seus inimigos, diz qualquer coisa como: Hoje, venço-lhes. (Hum? Venço-lhes em vez de venço-os? Quem é o grunho que traduz isto e o grunho que dá a voz que nem sabe alterar o erro?)
Enfim...traduções à pressa dão nisto, num desgosto enorme.
Mas o título do post é expressões. E ouvi uma no início do mês que me fez sorrir, chorar, bater com a cabeça na parede, tudo de uma só vez!
Explico. Estava em casa, no sábado à hora de almoço e decidi ver o Telejornal.
Reportagem na Atalaia, um apanhado da primeira noite de Festa do Avante.
O jornalista entrevista algumas pessoas. Uma camarada refere a chuva que caiu na 6ª Feira.
"A chuva é fascista" - foram as palavras iluminadas que saíram daquela mente (hipoteticamente falando, claro está.) Nada como uma boa catequização, mas há paciência para tudo. A Chuva é fascista? Claro que os EUA são fascistas, a direita é fascista, os capitalistas são fascistas, as FARC são...oops, desculpem - enganei-me na cartilha. Nas ditaduras comunistas conseguiram prender, torturar e matar todos (felizmente, todos não. Era um modo de expressão.) os fascistas, felizmente a Chuva safou-se.
A chuva é fascista? Será, mas em contrapartida com esta camarada, ficou com a parte boa.

Sem comentários: