quinta-feira, novembro 25, 2004

Guerra Fria?!

Não é propriamente uma sensação dejá-vu mas...
Com as eleições na Ucrânia deparamo-nos com as clivagens entre Europa/EUA e Rússia.
Ou se preferirem Ocidente versus leste.
Dum lado temos os Americanos a dizer que houve fraude (como isto me cheira a Flórida, if you know what i mean, :P), por outro o Primeiro Ministro Russo a asseverar que tudo não passa de mentiras e que o vencedor é um vencedor justo.
Onde isto nos vai levar? Será que estaremos perante uma guerra civil? Não sei se será uma realidade, é no entanto um dos cenários mais prováveis (a cada momento que passa, o mais e ao mesmo tempo o menos esperado).

Outro acontecimento lateral é a desfiguração do candidato derrotado Victor Iuschenko. O Público de hoje mostra 3 fotografias (uma de Julho, a outra do mês passado e a última com alguns dias) onde a desfiguração é visível. Causas? Iushenko diz que foi envenenado pelos seus adversários, o que é de algum modo confirmado por um cientista britânico que diz que a desfiguração se deu devido a envenenamento com toxinas. Os seus adversários dizem que "das duas três" ou se trata duma doença fulminate ou então o candidato é alcoólico, de qualquer modo tanto uma como a outra são razões que o impedem de tomar o cargo.

O que dizer de tudo isto? Eu espero para ver no que é que vai dar. Mas tenho medo pela segurança da Europa se estalar uma guerra civil. Poderá ou conseguirá a Rússia manter-se quieta, expectante? Que fará em resposta a UE? E qual o papel dos EUA nisto tudo?
Esperemos...

Sem comentários: