quarta-feira, novembro 16, 2005

Educação pelos pólos

Confesso que gostaria, já, de ter ido a um dos concertos do Tiago. O tempo e mais um ou outro factor impossibilitou-me.
No entanto, ao ler/ver um dos cartazes apresentando os Nínivitas veio-me à mente um facto. Somos mais propensos a entender/guardar/revelar um facto pela negativa do que pela positiva.
O nome do grupo é uma alusão directa a um episódio bíblico. Entendo, e espero que com alguma razão, que o nome é um statement religioso, o qual alude à história de Jonas. (Se não sabem do que estou a falar, pesquisem, abram uma das Bíblias no Antigo Testamento e procurem o livro do profeta fugidio, é pequenino, lê-se de uma penada!).
Voltando à questão, quantos sabem quem foram os ninivitas? Quem entende a ideia do título? É demasiado obscuro, é demasiado alternativo (nestes tempos conhecer minimamente a Bíblia, mesmo dentro das igrejas, é obra!).
Mas a realidade é que a história de Jonas ainda é das mais conhecidas, embora esta questão dos ninivitas fique de fora. Peguemos então noutra história, utilizando a nossa cultura actual. Imaginem que uma banda portuguesa, uma boys band, se decidia chamar Os Sodomitas(e já faltou mais, estou a contar os dias, ainda vou ganhar royalties com isto! Deus "ma" livre) , mesmo ignorando a história de Sodoma e Gomorra, todos ou a maior parte de nós saberia explicar o sentido do nome.

Sem comentários: