quarta-feira, janeiro 09, 2008

Leituras

A Terceira Atlântida de Fernanda Durão Ferreira é um livro interessante, sobre a possíbilidade da Ilha Terceira ser parte da mítica Atlântida.
A autora refere alguns dados curiosos na defesa da sua tese. Por um lado os dados literários sobre a localização, morfologia e dimensões da ilha; as tradições da Ilha Terceira e restantes ilhas açorianas (a tourada à corda, a justiça da noite, os rituais, o azul e o açor); as pistas para a presença humana anterior ao colonos portugueses e flamengos; e a presença de tradições atlantes, no artesanato e não só, nas ilhas açorianas.
A Terceira Atlântida é um livro interessante porque lê os textos antigos (uns mais do que outros), de Platão a autores portugueses e interpreta-os. Algumas das interpretações farão mais sentido do que outras. Umas serão demasiado inverosímeis, mas de qualquer modo não deixa de ser um exercício interessante. Tanto para o autor, como para o leitor. De qualquer modo, encaro-o mais como poesia histórica e possível, do que como realidade, mas não deixa de ser interessante sonhar estas possibilidades.
Ainda assim, neste mês de Janeiro, foi uma lufada de ar fresco nos livros que tenho em cima da cabeceira, ou no banco do carro ou na mala (tanto do carro, como da bolsa a tiracolo).

Sem comentários: